Sugestão de Atividades


Formação Continuada para Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Letramento Matemático

8. Reflexões sobre o estudo de frações
a) TANGRAN

Propomos a utilização do Tangran, um quebra-cabeça chinês muito antigo composto de sete peças. O Tangran exerce grande atração tanto em crianças como em adultos, pois, além da criatividade, com ele se explora o pensamento lógico na composição e transformação de figuras. Com as sete peças se pode formar uma variedade de figuras, além das formas geométricas. Utilizando alguns conceitos geométricos, o jogo pode ser facilmente construído em papel, conforme os seguintes passos. Vamos construir um Tangran em papel? Então, mãos à obra!

1- Construir um quadrado de 16 cm de lado
2- Traçar uma das diagonais do quadrado (unir dois vértices não consecutivos) e o segmento de reta que une os pontos médios de dois lados
3- Traçar a outra diagonal até encontrar o segundo segmento de reto traçado


4- Repartir a primeira diagonal em quatro partes iguais
5- Traçar o segmento de reta que se mostra na figura 5
6- Por último, traçar outro segmento de reta conforme a figura 6.

Recortar as peças (que podem ser coloridas) e, com elas, realizar as atividades que seguem:





  • Quais são as maiores peças?
  • Quais são as menores peças?
  • Quantas vezes a peça A cabe no Tangran?
  • Que parte do Tangran corresponde à peça A?
  • Quantas vezes a peça G cabe na peça A?
  • Que parte da peça A é a peça G?
  • Que parte do Tangran corresponde à peça G?
  • Quantas vezes a peça E cabe na peça G?
  • Que parte do Tangran é a peça E?
FONTE:
ESTADO DO RIO DE JANEIRO
PREFEITURA MUNICIPAL DE MESQUITA
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO


DITADO RECORTADO



Para trabalhar VEGETAIS 
pedir que os alunos tragam uma folha de uma planta que tenham em casa ou conheçam, os alunos deram colocar a  folha que trouxeram em baixo de uma folha de ofício e passar o giz de ceira depois vão comparar o seu com o dos colegas e fazer o registro. Cada vegetal tem um tamanho e uma forma e etc.